handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Mulheres na fotografia

INSCREVA-SE

Num mercado ainda predominantemente masculino, as mulheres há décadas expõem com beleza e classe, mesmo com limitações e preconceitos da época, sua estética, sua coragem e sutileza no momento de capturar imagens. No mundo atual, onde temas como feminismo e inclusão estão na pauta diária, este curso propõe evidenciar a mulher na arte, especialmente na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e, principalmente, como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. A partir da apresentação das fotógrafas, será proposto um exercício prático que os participantes deverão realizar durante o período da atividade e mostrar as fotos para análise no último encontro. O objetivo é oferecer um repertório imagético para afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico fotográficas dessas potências femininas. 

Aula 01 | Fotógrafas de referência – A nova mulher de Grete Stern – A representatividade feminina e a vontade de fazer diferença perante as minorias de Nair Benedicto  

Aula 02 | Fotógrafas de referência – Fotojornalismo com capacidade singular de comunicar de Margaret Bourke-White – O surrealismo de Lee Miller  

Aula 03 | Mulheres afrodescendentes – As heranças culturais documentadas pelo olhar de Joana Choumali. – Lebohang Kganye – as narrativas pessoais e coletivas em relacionadas à memória.  

Aula 04 | Fotógrafas de referência – A alquimista Lillian Bassman – A estética etérea de Deborah Turbeville.  

Aula 05 | Análise das fotos dos participantes realizadas ao longo da atividade.  

  • Sobre a professora Melissa Szymanski add

    Melissa Szymanski é fotógrafa graduada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão, Itália, nas áreas de fotografia de moda e still life. Trabalhou na revista italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, Sesc, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A fotografia de moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte educação em revistas como Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero e Canal TV Brasil. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Comprar Ingressos