handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

MIS em Cena | Grandes personalidades negras

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o MIS em Cena – programa do Museu da Imagem e do Som (MIS) que busca democratizar o acesso à cultura e ir ao encontro dos territórios mais periféricos da cidade – apresenta sua terceira edição, homenageando 81 personalidades negras que fizeram nossa história. Foram indicados 81 artistas por CEUs, Fábricas de Cultura e outras entidades culturais do Estado de São Paulo para criarem obras em grafite, que foram reproduzidas nos cartazes que compõem a exposição Grandes personalidades negras, que acontece simultaneamente em quase uma centena de espaços culturais. Os grafites originais serão exibidos no MIS.

Das 81 personalidades negras se destaca Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022, que se notabilizou pela luta pelo reconhecimento e valorização da produção afro-brasileira nos mais diversos campos. O Museu é um importante parceiro neste projeto, e também exibe os cartazes dos grafites que foram produzidos em seu espaço em setembro de 2022.

O grafite foi o meio de expressão escolhido para este projeto tanto por seu potencial de falar sobre cada um de nós e sobre a coletividade e o mundo, quanto por ser uma maneira de empoderar os artistas e afirmar as muitas identidades e existências que compõem as cidades e que muitas vezes são invisibilizadas. A exposição também amplia o conhecimento do público ao apresentar as biografias dos 81 homenageados que atuaram nos mais diversos campos com suas canetas, pincéis, vozes, armas e todos os instrumentos e habilidades de que dispunham na luta por equidade racial, isto é, por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceito.

Grandes personalidades negras mostram que a resistência estará sempre presente – seja na arte, seja na vida.

Conheça mais sobre as personalidades negras homenageadas, que fizeram a história do nosso país, clicando aqui.

A iniciativa é uma realização do MIS em parceria com o Museu Afro Brasil, MIS Experience, Paço das Artes, CPDCN Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Galeria de Fotos