handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Portinari para todos | Em breve

O MIS Experience prepara a maior exposição já realizada no Brasil sobre um dos grandes ícones da arte do século XX: Candido Portinari. Com estreia prevista o começo de 2022, a mostra Portinari para todos contará com recursos audiovisuais e sonoros, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. A exposição integra o calendário oficial de comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, programação especial promovida pelo Governo Paulista.

A mostra será dividida em três áreas expositivas. A primeira trará sete instalações interativas para que o público se sinta parte da experiência. Na sequência, o visitante ingressará na sala “Portinari Imenso” possibilitando a imersão nas obras, em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualizará o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país, reiterando a importância da preservação da memória do artista.

“Portinari para Todos oferecerá uma experiência única, que permitirá às novas gerações se envolverem com a potência, diversidade e singularidade da obra do artista”, afirma Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM - Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

João Candido Portinari, fundador e coordenador do Projeto Portinari, que tem a missão de preservar e democratizar o legado do artista, também ressalta essa oportunidade única. “Nem sei como expressar o entusiasmo com que estamos trabalhando a pleno vapor para levar às mais amplas faixas de público um Portinari nunca visto antes. Um Portinari imersivo, interativo, digital, no formato inovador do MIS Experience, uma experiência inédita em escala monumental.”

A curadoria de Portinari para todos é assinada por Marcello Dantas, premiado curador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no exterior. Esteve por trás da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo, o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí, e o Museu do Caribe, na Colômbia. 

A exposição, apresentada pelo Bradesco, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e MIS Experience através da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac, patrocínio máster da Sabesp, patrocínio da Cerâmica Portinari, EMAE e Vivo, apoio institucional Kapitalo, TozziniFreire Advogados, Blue Cycle, PWC, Bain, Madri Solutions, Telium, Projeto Portinari, Museu Casa de Portinari, apoio operacional Spotify e Royal Jardins, parceria da TV Cultura e concepção da Magnetoscópio.

Galeria de Fotos