handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

No mês de novembro, o #CineCiência, programa do MIS que promove debates de filmes à luz da ciência, discute a obra “Anon” (dir. Andrew Niccol, EUA, 2018, 90 min, 16 anos, disponível na Netflix) longa de ficção científica que questiona o fim da privacidade e a constante vigilância. Os convidados para o debate, mediado pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, são a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e o doutorando em mídias digitais Eduardo Acquarone.  

Assista no canal do MIS no YouTube

Sobre o filme
Anon 

(dir. Andrew Niccol, EUA, 2018, 90 min, 16 anos) 
Em um futuro em que a tecnologia tornou a privacidade uma ideia obsoleta, um detetive é alertado de uma falha no regime de não privacidade e que ameaça toda a construção da sociedade. 

Sobre os debatedores
Eduardo Acquarone
é jornalista e doutorando em Mídias Digitais na Universidade Nova de Lisboa, onde estuda os próximos passos das narrativas imersivas. Ele é roteirista, diretor e criador de conteúdo em VR, 360 e outras experiências digitais. Trabalha com inovação em narrativa desde 2008, quando criou o projeto colaborativo Globo Amazônia, indicado ao Emmy Digital. Em 2015, estudou no Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, em Nova York, e fundou a Flying Content, empresa que mistura narrativa com tecnologia. Após trabalhar em redações da CBS (EUA), Reuters, UOL e TV Globo, Eduardo atua como consultor de empresas de mídia e educação e participa de grupos de pesquisa como o LabArteMídia da ECA-USP. 

Laura Trachtenberg Hauser é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem e inovação. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. 

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb
possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

Galeria de Fotos